Simples ações podem transformar a vida de alguém. E esse lema sempre esteve presente na vida da Mariana Marques. Você quer conhecer um pouco de sua história?
Em 2014, quando tinha apenas 14 anos, Mariana começou a sentir-se muito fraca e mesmo tendo procurado alguns médicos, seu mal-estar só piorava, sem conseguir um diagnóstico. Mas em uma Clínica de Família, a jovem encontrou uma profissional de saúde que havia se especializado em doenças do sangue e a encaminhou ao Hemorio para a realização de exames complementares.
Chegando na unidade, veio a confirmação: Mariana tinha leucemia linfoide aguda e precisava urgentemente iniciar as sessões de quimioterapia. “Inicialmente, o chão se abriu. Tive muito medo, mas depois de conversar com os especialistas, eu tive certeza de que ficaria curada”. Lamentavelmente, durante a terceira fase de tratamento, com as sessões de quimioterapia mais potentes, uma bactéria resistente aos antibióticos fez com que seu estado de saúde agravasse muito e Mariana ficou 24 dias internada em coma, no Centro de Tratamento Intensivo, com poucas chances de sobreviver.
Mas felizmente, o quadro foi revertido. E o apoio na reabilitação foi essencial, pois ela não conseguia dormir, comer ou beber água sozinha. Mariana se recorda com carinho de toda a equipe de profissionais que a auxiliaram, se envolveram “e entraram junto na luta”, como faz questão de frisar. Também neste mesmo período de retorno ao tratamento, após o coma, percebeu que tinha desenvolvido uma dificuldade muito grande em apropriar-se do raciocínio matemático, manifestando um transtorno chamado discalculia.
“Foi muito difícil ter que conviver com aquela aflição” relembra. “Mas nunca tive motivo para desistir. Quando você aceita que está doente, não tem jeito. Mas quando decide lutar, você cria forças para enfrentar. E foi o que eu fiz” explica. Foi então que buscou na maquiagem uma forma de sentir-se melhor com todas aquelas adversidades e teve a ideia de criar um canal no YouTube para apresentar dicas de amarrações de lenços e de maquiagem para as meninas com câncer. E sua ideia se transformou em um sucesso imediato. Seu primeiro vídeo, por exemplo, obteve mais de 150 mil visualizações.
“Sempre gostei de maquiagem. E como no processo de quimioterapia perdi os cabelos e sobrancelhas, sempre inventava novas formas para me sentir mais bonita. E para mim, era muito importante que eu pudesse compartilhar isso” conta com orgulho.
Mesmo com o canal sendo um grande sucesso, Mariana soube de um projeto da Fundação Pró-Hemorio chamado “Geração de Trabalho e renda: Beleza para todos”, que oferece capacitação profissional gratuita a pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade social atendidos no Hemorio e decidiu fazer o curso de maquiagem para ampliar suas técnicas. “Foi incrível, pois aprendi muito mais e percebi que poderia ajudar muito mais pessoas, além de também poder incentivar o hábito da doação de sangue” comemora, com emoção.
Mariana é um exemplo de superação e mais um caso com final feliz do projeto que já beneficiou cerca de 37 pessoas e mais da metade das alunas formadas já trabalham com estética e beleza. Mariana, hoje com 18 anos, é uma delas e segue firme transformando a vida de outras pessoas com a sua história.
“A autoestima é um fator importantíssimo, principalmente em momentos difíceis de nossa trajetória. Por isso, quanto mais bonita você se sente, mais vontade você tem de sair à rua e realizar suas tarefas rotineiras. E o curso que fiz na Fundação Pró-Hemorio só contribuiu para que eu seguisse me sentindo linda e que eu pudesse fazer com que outras pessoas se sentissem lindas da mesma forma”, finaliza Mariana com um iluminado sorriso no rosto.
Comments